Pe. Paulo Edson Moreira, MO.

1. Qual é a visão que a sua religião tem sobre o Natal?

paulinho

Paulo Edson Moreira, MO – na ternura e na proximidade, a serviço do Povo de Deus que se fez “pequeno”, no Natal.

Para os cristãos-católicos o Natal é a festa da Humanidade de Deus. É Deus nos vindo na fragilidade de uma criança, assemelhando-se a nós em tudo, exceto no pecado. E o mais marcante é que, o “lugar dos pobres” é o lugar do nascimento do Menino-Deus. Ele emerge da simplicidade, do despojamento total, deprovido de todas as “seguranças humanas”. Esse cenário se torna o pano de fundo de toda a Mensagem do Natal.

2. Qual a importância da data para sua religião?

A importância dessa data para nós cristãos-católicos é nela ver a oportunidade que temos de deixar Jesus renascer no nosso coração. As quatro semanas do Advento nos preparam para que o nosso coração se torne efetivamente a manjedoura, onde Jesus irá renascer. Momento que nos inspira fraternidade, proximidade de Deus e dos irmãos, estreitamento de relações: na família, na comunidade de fé, na relação de trabalho, na sociedade…

3. Há algum rito específico para celebrar o Natal?

A Celebração do Natal transcende o próprio rito. Se dá num clima de Júbilo, de alegria festiva pela chegada do Deus-Menino. Em nossa Comunidade Paroquial experimentamos com Jesus, apesar de todas as limitações, a alegria de experimentar comunitariamente o que significa com Jesus, nascer de novo. Momento de muita paz e convivência fraterna.

4. Considerações.

Meu maior desejo e creio de todos que vivem esse clima natalino conosco aqui na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, é que esse nos seja de fato um momento animador, tomado de uma paz, onde tudo possa acontecer do jeito que Deus quer.
Contemplando nos braços de Maria, Jesus o Filho de Deus, que se identifica com os pequenos e pobres, há de crescer em nós a força e a alegria do amor. E como seria bom que a tradição de dar e receber presentes na noite de Natal, se transformasse na iniciativa diferente de atender em primeiro lugar os mais necessitados.Teríamos certamente um Natal feliz, porque fazendo os outros mais felizes.
O meu desejo de um Feliz e Abençoado Natal a todos e que na alegria do nascimento do Menino Deus, possamos prosseguir na construção do Reino que nos proporciona viver na certeza de que, em Jesus, nos tornamos também filhos amados e queridos de Deus.

 

 

Post Navigation